22 de septiembre de 2014

LA FUNCIÓN Y LA ACCIÓN DEL TUTOR EN FORUM DE DISCUSIÓN: LA PALABRA AL TUTOR (RIED, Vol. 14, núm. 1, 2011)

LA FUNCIÓN Y LA ACCIÓN DEL TUTOR EN FORUM DE DISCUSIÓN: LA PALABRA AL TUTOR
Rute Bicalho, Grazielle Barbado, María Cláudia Santos Lopes de Oliveira


Resumen

Apesar do crescimento da educação a distância (EaD) no âmbito do ensino superior no Brasil, faltam pesquisas empíricas sobre o papel da tutoria nos processos de construção do conhecimento. Este trabalho busca compreender os sentidos construídos por três tutoras, da Universidade Aberta do Brasil (UAB), sobre suas funções. Seguindo a metodologia qualitativa de análise da produção de sentidos, foram realizadas observações e entrevistas semi-estruturadas a fim de investigar a compreensão dessas tutoras sobre seu papel na construção coletiva do conhecimento em EaD. Cinco categorias geradoras de sentido emergiram daí, duas das quais são apresentadas neste trabalho: (1) a função do tutor no processo de construção de conhecimento; e (2) a mediação pedagógica do tutor em fóruns de discussão. Os resultados indicam a necessidade de maior coerência entre os sentidos construídos e as práticas empreendidas pelas tutoras nos fóruns de discussão em convergência com as perspectivas pedagógicas da UAB.


Palabras clave
Educação a distância; Universidade Aberta do Brasil; Tutoria.


Texto completo:


DOI: