6 de julio de 2015

Validade e fidelidade da versão portuguesa reduzida do web based learning environment inventory

Validade e fidelidade da versão portuguesa reduzida do web based learning environment inventory

Angelo Jesus, María Joao Gomes, Agostinho Cunha, Agostinho Cruz

Resumen

A utilização de instrumentos padronizados de avaliação, traz consigo uma dimensão de fidelidade e validade estatística que permitem um outro olhar sobre diversos aspectos relacionados com a avaliação de ambientes de aprendizagem, complementando e enriquecendo as abordagens de carácter mais qualitativo. Nesse sentido, têm sido desenvolvidos e validados em vários países, inquéritos por questionário, com o objectivo de recolher informações para avaliação dos ambientes virtuais de aprendizagem. Em pesquisas anteriores foi já debatida a inexistência de um instrumento desta natureza, validado na língua portuguesa. Este estudo pretende colmatar esta lacuna, sendo apresentado em detalhe o processo de tradução,adaptação e validação da versão reduzida do Web Based Learning Environment Inventory.

Palabras clave
computadores na educação, educação a distância, ambientes virtuais de aprendizagem, web based learning environment inventory.

Texto completo:

DOI