7 de junio de 2017

Os constrangimentos dos professores do ensino superior presencial em relação à adoção do ensino online

Os constrangimentos dos professores do ensino superior presencial em relação à adoção do ensino online

Domingos Martinho, Idalina Jorge

Resumen


As instituições de ensino superior portuguesas têm necessidade de diversificar a sua oferta formativa de modo a adequá-la aos novos públicos para os quais as formas de ensino e de aprendizagem que incluam ensino online são cada vez mais aliciantes. Apesar desta necessidade, não existem muitos estudos que analisem a forma como os professores encaram a adoção de formas de ensino e de aprendizagem que incluam o ensino online. O estudo realizado através da investigação por questionário em 11 instituições de ensino superior privado português, pretendeu identificar os constrangimentos dos professores do ensino superior presencial em relação à adoção do ensino online e o impacto dessa adoção no seu desenvolvimento profissional. Os resultados revelam que o aumento do tempo que dedicam às atividades letivas constitui o maior constrangimento referido pelos professores em relação à adoção do ensino online. A análise fatorial exploratória identificou seis dimensões relacionadas com os constrangimentos dos professores: aumento do trabalho letivo; apoio institucional; reconhecimento social do ensino online; disponibilidade pessoal e apoio interpares; interação online; problemas relacionados com direitos de autor. Os professores manifestam pouca receptividade e um preconceito elevado em relação ao ensino online, verificando-se que, na sua maioria, apresentam reticências em relação à sua adoção e ao impacto que a mesma pode ter no seu desenvolvimento profissional. A criação de estratégias motivacionais orientadas para a melhoria das competências tecnológicas e pedagógicas pode ajudar os professores a envolverem-se em formas de ensino e aprendizagem que incluam o ensino online

Palabras clave


ensino online, ensino superior, professores, TIC

Referencias


Akroyd, D., Patton, B., & Bracken, S. (2013). Factors tha Predict Full-Time Community College Faculty Engagement in Online Instruction. Community College Journal of Research and Pratice , 185-195.
Allen, I. E., & Seaman, J. (2011). Going the Distance: Online Education in United States. Bason Survey Research Group.
Alvarez, I., Guasch, T., & Espasa, A. (2009). University teacher roles and competencies in online learning environments: a theoretical analysis of teaching and learning practices. European Journal of Teacher Education, 32(3), 321-336.
Anderson, T. (2008). Toward a Theory for Online Learning. Em T. Anderson, The Theory and Practice of Online Learning (pp. 33-60). Edmonton: AU Press.
Appana, S. (2008). A review of benefits and limitations of online learning in the context of the student, the instructor and the tenured faculty . Imnternational Journal of Elearning 7, 5-22.
Bolliger, D., & Wasilik, O. (2009). Factors influencing faculty satisfaction with online teaching and learning in higher education. Distance Education, Vol. 30 N.º 1, 103-116.
Brás, P., & Miranda, G. L. (2013). Validation of Liaw´s Attitude Questionarie. Atas da 8ª Conferência Ibérica de Sistemas e Tecnologias de Informação (pp. 225-230). Lisboa: AISTI | ISEGI.
Calvin, J., & Freeburg, B. W. (2010). Exploring Adult Learners' Perceptions of Technology Competence and Retention in Web-Based Courses. Quarterly Review of Distance Education, 11(2), 63-72.
Cook, R. G., K. L., Crawford, C., & Warner, A. (2009). Motivators and Inhibitors for University Faculty in Distance and e-learning. British Journal of Educational Technology, 40(1), 149–163.
Fish, W. W., & Wickersham, L. E. (2009). Best Practices for Online Instructors. The Quarterly Review of Distance Education, 10(3), 279–284.
Foddy, W. (1996). Como perguntar:Teoria e pratica da construção de perguntas em entrevistas e questionários. Oeiras: Celta Editora.
Garrison, R. (2011). E-Learning in the 21 st Century A Framework for Research and Practice. New York: Taylor & Francis.
Goldsmith, L., Snider, D., & Hamm, S. (2010). Student perception of their online learning experience. (Connexions) Obtido em 04 de 03 de 2011, de http://cnx.org/content/m35740/latest/
Gomes, M. J., Coutinho, C., Guimarães, F., Casa-Nova, M. J., & Caires, S. (2011). Educação a Distancia e e-learning na Universidade do Minho: Análise das Perceções, Conceções e Práticas Docentes do Instituto de Educação. Libro de Atas do XI Congresso Interncional Galego-Português de Psicopedagoxia. Corunha: Universidade da Corunhã, 2177-2190.
Herman, J. H. (2013). Faculty Incentives for Online Course Design, Delivery, and Professional Development. Innovating High Education, 397-410.
Hill, M. M., & Hill, A. (2008). Investigação por Questionário. Lisboa: Sílabo.
Johnson, R., Stewart, C., & Bachman, C. (2013). What drives students to complete online courses? What drive faculty to teach online? Validating a measure of motivation orientation in university students and faculty. Interative Learning Environments.
Liaw, S., Huang, M., & Chen, G. (2007). Surveying instructor and learner attitudes towards elearning. Computers & Education, 49, 1066-1080.
Mallinson, B., & Krull, G. (2013). Building academic staff capacity to support online learning in developing countries. Journal Of Asynchronous Learning Networks, 17(2), 63-72.
Marôco, J. (2011). Análise Estatística com SPSS Statistics. Lisboa: ReporterNumber.
McCarthy, S. A., & Samors, R. J. (2009). Online Learning as a Strategic Asset. Washington DC: Association of Public and Land-grant Universities.
McCarthy, S. A., & Samors, R. J. (2009). Online Learning as a Strategic Asset. Washington DC: Association of Public and Land-grant Universities.
Meyer, K. A. (2012). The Influence of Online Teaching on Faculty Productivity. Innov High Educ 37, 37-52.
Oncu, S., & Cakir, H. (2010). Reserach in online learning environments: Priorities and methodologies. Computer & Education, 1098-1108.
Ouellett, M. (2010). Overview of fculty development: History and choices. Em K. J. Gillespie, & D. L. Robertson, A guide to faculty development. San Francisco: Jossey-Bass, 3-20.
Palloff, R., & Pratt, K. (2011). The Excellent Online Instructor: Strategies for Professional Development . San Francisco: John Wiley & Sons.
Pestana, M. H., & Gageiro, J. N. (2008). Análsie de dados para Ciencias Sociais. Lisboa: Edições Sílabo.
Rienties, B., Brouwer, N., & Lygo-Baker, S. (2013). The effects of online professional development on higher education teachers´beliefs and intentions towards learning facilitation and technology. Teaching and Teacher Education , 122-131.
Santilli, S., & Beck, V. (2005). Graduate Faculty Perceptions Of Online Teaching. Quarterly Review of Distance Education, 6(2), 155-160.
Selim, H. (2007). Critical success factors for e-learning acceptance: Confirmatory factor models. Computer & Education. 49, 396-413.
Tanner, J. R., Noser, T. C., & Totaro, M. W. (2009). Business Faculty and Undergraduate Students´ Perceptions of Online Learning: A Comparative Study. Jornal of Information Systems Education (JISE), 29-40.
Vord, R. V., & Pogue, K. (2012). Teaching Time Investiment: Does Online Really Take More Time than Facr-to-Face? The International Review od Research in Open and Distance Learning, 132-141.
Worley, W., & Tesdell, L. (2009). Instructor time and effort in online and face-to-face teaching: lesson learned. IEEE Transactions on Professional Communication, 52, 138-151.


DOI: http://dx.doi.org/10.5944/ried.19.1.13996