Levantamento do perfil do aluno no ensino a distância: processo e aplicações
Resumo
O
propósito do artigo é apresentar a sistemática de levantamento do perfil sócio-cultural
e educacional do aluno adotada desde a década de 80 por professores que
trabalham como tutores nos cursos de pós-graduação lato sensu (especialização)
a distância, no modalidade semi-presencial, da Universidade Salgado de Oliveira
- UNIVERSO. Além de possibilitar a oferta de um tratamento diferenciado, ao
identificar os conhecimentos já dominados pelo aluno, o perfil acadêmico
permite que o ensino comece a partir desse ponto em direção a uma real ampliação
de conhecimentos. Informações fornecidas pelos alunos sobre o contexto e os
problemas que ocorram no âmbito profissional, também contribuem para tornar
mais efetiva a ação da tutoria. O artigo descreve o modo como é feito o
levantamento do perfil, os seus objetivos, e sugere diversas formas de aplicação
dos dados e informações obtidas.
Palavras-chave:
Perfil sócio-cultural do aluno no ensino a distância; perfil acadêmico do aluno no ensino a distância; identificação do perfil do aluno no ensino a distância.
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PDFDOI:
http://dx.doi.org/10.5944/ried.3.2.1976