22 de junio de 2018

MOOC “Competências digitais para professores”: uma prática formativa inovadora

MOOC “Competências digitais para professores”: uma prática formativa inovadora

António Moreira Teixeira, Branca Alberto Miranda, Isolina Pereira Oliveira, Maria do Carmo Teixeira Pinto

Resumen


Os Massive Open Online Courses (MOOC) são cursos abertos disponibilizados online, sem custos para o utilizador e desenhados de forma a poderem ser escalados, permitindo um grande número de participantes. Neste âmbito, uma equipa de investigadores da UAb desenvolveu um modelo pedagógico que tem vindo a ser testado, debatido e aprofundado, o qual assenta em pressupostos socioconstrutivistas que combinam a dimensão da autoaprendizagem com a dimensão social. Neste artigo analisa-se e discute-se em que medida a aplicação e aprofundamento deste modelo pedagógico no MOOC Competências Digitais para Professores promove a apropriação de conhecimento e partilha de experiências, bem como o desenvolvimento de competências digitais. Considerando que a aprendizagem se desenvolve através da interação com os materiais, os facilitadores e entre os participantes, procedeu-se à análise das interações ocorridas no espaço virtual; numa segunda fase, realizou-se uma análise de conteúdo das diferentes produções dos participantes. Em conclusão, o artigo evidencia a contribuição deste modelo pedagógico inovador para a apropriação de novos conhecimentos e a reflexão sobre as práticas, destacando a possibilidade destes cursos se constituírem como um instrumento poderoso na formação de professores e outros profissionais, proporcionando pontos de reflexão sobre as novas abordagens pedagógicas que emergem a partir dos MOOCs.

Palabras clave


Competências digitais; elearning; interação virtual; modelo pedagógico; MOOC.

Referencias


Amado, J. (org.) (2014). Manual de Investigação Qualitativa em Educação. Disponível em: http://hdl.handle.net/10316.2/35271.
Bardin, L. (2012). Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70.
Bogdan. R. & Biklen, S. (2003). Investigação Qualitativa em Educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Porto: Porto Editora.
Boud, D. & Associates (2010). Assessment 2020: Seven propositions for assessment reform in higher education. Sydney: Australian Learning and Teaching Council.
Brouns, F., Mota, J., Morgado, L., Jansen, D., Fano, S., Silva, A. & Teixeira, A. (2014). A networked learning framework for effective MOOC design: the ECO project approach. In: A. Teixeira & A. Szücs (Eds.). 8th EDEN Research Workshop: Challenges for research into open & distance learning: doing things better: doing better things, 161-171. Budapest: EDEN. Disponível em: http://dspace.ou.nl/handle/1820/5544.
Carr, N. (2011). The Shallows: What the Internet Is Doing to Our Brains. New York: W. Norton & Company.
Cobb, P., Confrey, J., diSessa, A., Schauble, L. & Schauble, L. (2003). Design Experiments in Educational Research. Educational Researcher, 32(1), 9-13.
Cormier, D. (2010). What is a MOOC? [Youtube video]. December 8, 2010. Disponível em:www.youtube.com/watch?v=eW3gMGqcZQc.
Creswell, J. (2013). Qualitative inquiry & research design: choosing among five approaches. United States of America: SAGE.
Daniel, J. (2012). Making Sense of MOOCs: Musings in a Maze of Myth, Paradox and Possibility. Journal Of Interactive Media In Education, 3(0). Disponível em: http://www-jime.open.ac.uk/jime/article/view/2012-18.
Dillenbourg, P. (1999). What do you mean by collaborative learning? In P. Dillenbourg (Ed) Collaborative-learning: Cognitive and Computational Approaches, 1-19. Oxford: Elsevier.
Downes, S. (2012). Creating the Connectivist Course. [Blog post]. Half an hour. Jan 6, 2012. Disponível em: http://halfanhour.blogspot.pt/2012/01/creating-connectivist-course.html.
EADTU. (2015). Institutional MOOC strategies in Europe. EADTU. Fev. 2015. Disponível em: http://eadtu.eu/home/policy-areas/open-education-and-moocs/news/248-institutional-mooc-strategies-in-europe.
Floratos, N., Guasch, T. & Espasa, A. (2015). Recommendations on Formative Assessment and Feedback Practices for stronger engagement in MOOCs. In Open Praxis, 7 (2), April–June, 141–152. Disponível em: http://www.openpraxis.org/index.php/OpenPraxis/article/view/194/153.
Oliveira, I & Serrazina, L. (2002). A reflexão e o professor como investigador. In GTI (Ed.), Reflectir e investigar sobre a prática profissional, 30-42. Lisboa: APM.
Osuna, S. & Camarero, L. (2016). The ECO European Project: A New MOOC Dimension Based on an Intercreativity Environment. In TOJET: The Turkish Online Journal of Educational Technology, 15(1), 117-125. Disponível em: https://eric.ed.gov/?id=EJ1086187.
Pereira, A., Oliveira, I., Tinoca, L., Pinto, M.C. & Amante, L. (2015). Desafios da avaliação digital no ensino superior. Lisboa: Universidade Aberta. LE@D, (eBookLead). Disponível em: http://hdl.handle.net/10400.2/5774
Ponte, J. (1998). Da formação ao desenvolvimento profissional. In Actas do ProfMat 98, 27-44. Lisboa: APM.
Rolfe, V. (2015). A Systematic Review of the Socio-Ethical Aspects of Massive OnlineOpen Courses. Disponível em: http://www.eurodl.org/?p=current&article=670.
Siemens, G. (2012). What is the theory that underpins our moocs? [Blog post]. elearnspace. Disponível em : http://www.elearnspace.org/blog/2012/06/03/what-is-the-theory-that-underpins-our-moocs/.
Siemens, G. (2005). Connectivism: A Learning Theory for the Digital Age. International Journal of Instructional Technology and Distance Learning, 2 (1). Disponível em: http://www.itdl.org/journal/jan_05/article01.htm.
Suthers, D., Dwyer, N., Medina, R., & Vatrapu, R. (2009). Exposing interactional processes in online learning. In K. Kumpulainen, C. Hmelo-Silver, & M. César (Eds.), Investigating Classroom Interaction- Methodologies in Action (pp. 121-143). Rotterdam: Sense Publishers.
Teixeira, A., Mota, J., Morgado, L. & Spilker, M. (2015). iMOOC: Um Modelo Pedagógico Institucional para Cursos Abertos Massivos Online (MOOCs). Educação, Formação & Tecnologias, 8 (1), 4-12. Disponível em: http://www.eft.educom.pt/index.php/eft/article/view/465.
Teixeira, A. & Mota, J. (2014a). A Proposal for the Methodological Design of Collaborative Language MOOCs. In Elena Martín-Monje, Elena Bárcena. (eds). Language MOOCs: Providing learning, transcending boundaries, 33-47. De Gruyter Open. Disponível em: http://www.degruyter.com/viewbooktoc/product/455678.
Teixeira, A. & Mota, J. (2014b). The iMOOC Pedagogical Model: Bridging the gap between non-formal and formal education. Actas del V Congreso Internacional sobre Calidad y Accesibilidad de la Formación Virtual – CAFVIR 2014, 512-517. Guatemala. Disponível em: http://www.esvial.org/cafvir2014/documentos/LibroActasCAFVIR2014.pd.
Teixeira, A. & Mota. J. (2013). Innovation and openness through MOOCs: Universidade Aberta's pedagogical model for non-formal online courses. In M. Paulsen, & A. Szűcs. On behalf of the EDEN (eds). Proceedings of the European Distance and E-Learning Network. Annual Conference. The Joy of Learning Enhancing Learning Experience - Improving Learning Quality, 479-488. University of Oslo: Norway.
The Design-Based Research Collective. (2003). Design-based research: an emerging paradigm for educational inquiry. Educational Researcher, 32 (1) 5-8.
Tillema, H., Van Der Westhuizen, G. & Smith, K. (Eds). (2015). Mentoring for learning “Climbing the Mountain”. Rotterdam: Sense Publishers.
Watters, A. (2012). Top Ed-Tech Trends of 2012: MOOCs. Hack Education. Disponível em: http://hackeducation.com/2012/12/03/top-ed-tech-trends-of-2012-moocs.
Wenger, E. (1998). Communities of practice: learning, meaning, and identity. Cambridge: Cambridge University Press.
Yuan, M. & Recker, M. (2015). Not all rubrics are equal: a review of rubrics for evaluating the quality of open educational resources. IRROLD, 16 (5). Athabasca University. Disponível em: http://www.irrodl.org/index.php/irrodl/article/view/2389/3412.


DOI: https://doi.org/10.5944/ried.21.2.19784